Shipito - A Lenda do Mapiko // Nhenha

Documentários

20 Aug 23h00
Shipito - A Lenda do Mapiko // Nhenha

SHIPITO – A LENDA DO MAPIKO
De Atanásio Nyussi e Alex Dau

Shipito é um filme documentário que traz explanações alicerçadas em conhecedores do Mapiko, uma manifestação cultural do povo Maconde da província de Cabo Delgado no norte de Moçambique.
Uma mescla de dissertações combinadas com imagens que trazem a essência do Mapiko desde a sua génese até as metamorfoses que se operaram nesta dança, aliás percebe-se no filme que o Mapiko é mais do que uma dança, é sim uma das maiores representações culturais da etnia Maconde. Os rituais, a lenda e a crença estão presentes no filme que procura retratar de forma fiel o Mapiko para que melhor a possamos conhecer.

 

//

NHENHA
De André Bahule 

Nhenha é um documentário de curta-metragem produzido por alunos do Instituto Superior de Artes e Cultura (Maputo), dentro do projeto “Fala Minha Irmã”. O filme contou com a colaboração também dos professores e amigos do realizador André Bahule.
Gravado na comunidade Nwadjahane, distrito de Mandlakazi, recolheu depoimentos que contam as histórias de três gerações de mulheres que dançam Xingomana e, através das canções e danças, dão uma visão das mudanças que as mulheres conquistaram em sua comunidade. O movimento moçambicano de mulheres transformou essa dança de sedução em afirmação da força e potencial das mulheres durante a luta pela independência nos anos 60 e 70. Agora elas lutam pela continuidade da mensagem dessa dança, na afirmação de que a mulher é forte, “Nhenha” em XIXANGANA, uma das línguas do Sul de Moçambique