ORQUESTRA XIQUITSI

"A música clássica na Russia e no mundo à volta da Revolução" / Direcção Artística: Kika Materula

19 Oct 23h00
ORQUESTRA XIQUITSI

A Orquetsra Juvenil Xiquitsi, é o resultado do trabalho que tem vindo a desenvolver-se desde Março de 2013.
Por ela, passaram vários nomes da Música Erudita e Música tradicional Moçambicana.
Este é mais um projecto com a marca Kulungwana e a sua Direcção artística está a cargo de Kika Materula desde a sua fundação.

Sobre o projecto Xiquitsi

O projecto Xiquitsi teve início em Março de 2013 nas suas duas vertentes a saber: Temporada de Música Clássica de Maputo e Formação de Orquestras e Coros de Moçambique, ambos interligados entre si, na medida em que todos os músicos convidados da Temporada orientam workshops, palestras e oficinas musicais aos jovens formandos.
Este projecto conta hoje com mais de 200 alunos entre crianças e jovens das escolas públicas da grande Maputo, que provêm das mais diversas camadas sociais e que têm acesso livre e gratuito ao ensino de música. O projecto é inspirado naquele que é considerado o maior exemplo de sucesso de inserção social através do ensino colectivo de música - o Venezuelano “El Sistema”.
Desde a sua fundação o Xiquitsi tem colaborado com as mais variadas entidades públicas, privadas e Embaixadas acreditadas em Moçambique.
Nomes como: Nicola Paskowsky, José Olivetti, Sara Braga Simões, Mário Alves, Caroline Modiba, Avri Levitan, Xuan Du, Audun Sandvik, Sveinung Bjelland, Natasha Kudritskaya, Chen Halevi, Manuel Rego, Maya Egashira, Fernando Arias, Daniel Moreira, Carlos Pereira, Paulina Chiziane, Iolanda Kakana, Gabriel Chiau, Narf, Timbila Muzimba, Xixel Langa, Mariana Carrilho, Neco Novellas entre outros, fazem parte de um vasto leque de artistas que colaboraram com o Xiquitsi ao longo dos últimos 4 anos.
O Xiquitsi é um projecto desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento Cultural  Kulungwana e a sua direcção artística está a cargo da oboísta Moçambicana Kika Materula desde a sua fundação.