A ESTÉTICA DE THEODOR ADORNO

Tertúlia Literária com Luís Carlos Patraquim, Emídio Nhamona e Léo Cote

14 May 23h00
A ESTÉTICA DE THEODOR ADORNO

Será um evento centrado na obra do alemão Theodor W. Adorno um dos vultos da chamada Escola de Frankfurt que influenciou em grande medida o pensamento europeu, tal é o caso de outros intelectuais de renome, o alemão Jurgen Habermans e o francês Michel Foucault.

A abordagem da estética em Adorno atravessa diversas áreas de produção de pensamento e de engajamento intelectual, deste a filosofia à literatura, da história, sociologia, às ciências políticas, pautando por uma perspectiva dialéctica. 

 

Adorno é um filósofo, musicólogo, em suma um intelectual que se preocupou com a teoria estética, de um modo transversal, atravessando diversas áreas do conhecimento, da arte, etc. Para Adorno “o valor intrínseco da teoria estética é inerente à vida humana. E todos deveriam ter acesso a ela”. E é algo que pode “ser ensinado e aprendido”.

O que nos move também é reflectir, a partir de autor europeu, sobre as diversas fases da construção da nossa jovem nação cruzando duas gerações. 

Como tem dito Mia Couto a Fundação é um lugar onde se contam histórias, através dos livros, da dança, teatro, do cinema, da música, das mais diversas expressões artísticas e culturais. Assim também buscaremos este fim, sendo Theodor Adorno o pretexto.