Mr Freddy

Mwesigwa Kisaakye & Ralph Smit e Visuals de João Roxo

9 Mar 00h00
Mr Freddy

Mr. Freddy é um duo do versátil baterista Mwesigwa Kisaakye e do multi-instrumentista Ralph Louis Smit. A música deles reside num reino sonoro que se baseia em premissas do Quarto Mundo: improvisação, música do mundo, paletas eletrónicas e tons psicadélicos. Suas performances são transportadoras, íntimas e intensas, mas interessantes e divertidas, frequentemente descritas como um transe. Com um som avant-garde e, ao mesmo tempo, tradicional, eles são uma voz única da música instrumental alternativa vinda do Reino de eSwatine.

Ralph Smit, uma figura chave na cena musical alternativa, tradicional e improvisada da Suazilândia, tem activamente criado um nicho para promover projectos alternativos e de colaboração de artistas locais e internacionais. Tendo crescido na Suazilândia, ele tocou vários instrumentos tradicionais antes de se dedicar ao trompete e à música improvisada e electrónica. Tocou em várias configurações, abrangendo cinema, dança, teatro e instalações artísticas, mantendo sempre a sua individualidade como improvisador e compositor habilidoso, altamente criativo e sensível.

Mwesigwa Kisaakye, um baterista nascido no Uganda, criado e residente na Suazilândia, é um dos primeiros bateristas do reino. Cresceu nas ricas tradições do evangelho, mas não se limita à forma. Sua abordagem única e sensibilidade rítmica fizeram dele o baterista residente da banda Swazi de Tlale Makhene, bem como músico de sessão para pessoas como Cameron Ward. Ele tocou com os melhores músicos do país, tocou em gravações premiadas e é conhecido pela sua versatilidade e inovação.