NA PELE DE DA VINCI

Oficina de Prosa | Mentoria: Pedro Pereira Lopes

22 Oct 18h00
NA PELE DE DA VINCI

Desafiamos vários autores a vestir a pele do grande renascentista Leonardo Da Vinci. Assim cada um é livre de escrever um conto ou crónica sobre a célebre figura Mona Lisa, uma das composições artística tão conhecidas mundialmente, mas também tão enigmática, quanto fascinante e misteriosa. Usando os recursos à disposição e técnica individual de escrita, cada um pode «voar, o mais que puder no tocante à exploração de categorias da narrativa. Desde o tempo, espaço, a criação do personagem, suas características psicológicas e físicas, etc. A liberdade criativa estará ao serviço de cada um dos autores com vontade de participar na oficina, contando a história que o move a compor o género escolhido, com a liberdade de usar referências moçambicanas ou europeias, etc.

Este processo de escrita, pode também fazer referência à oficina de Da Vinci, alter-ego de cada um, se possível referindo-se a um certo período do dia em que escreve, se cumpre um ritual, se para escrever precisa de criar um ambiente específico, com música ou silêncio absoluto ou se o faz no meio da multidão.

O desafio é de cada um poder contar a sua história, em cinco a sete páginas, trazendo a novíssima versão da história de Mona Lisa ou Gioconda.