A RUA É UM PALCO- DESAFIOS E PROCESSOS

Conversa | Companhia de Teatro Fadunito | A caminho do Festival De Teatro De Rua “Ku Phanda”

28 Out 18h00
A RUA É UM PALCO- DESAFIOS E PROCESSOS

Esta conversa surge no âmbito do Festival de Teatro de Rua “Ku Phanda” que inaugura a 29 de Outubro. Com o apoio da embaixada de Espanha em Moçambique, a companhia de teatro “Fadunito” vem directamente da Espanha desenvolver uma parceria com o festival através de uma oficina, a apresentação de um espectáculo e uma conversa na FFLC.

A Companhia Fadunito iniciou suas actividades na Catalunha, mas a partir de 2005 abriu portas para traduzir e adaptar seus shows e representá-los na Espanha, Europa e América Latina; apresentando mais de 100 espectáculos por ano.

Ku Phanda quer dizer desenrascar em Changana, que é uma das línguas locais do sul de Moçambique. Este festival surgiu com a companhia de artes Makwerhu que existe há mais de 15 anos lançou a primeira edição do Festival de Teatro de Rua no bairro de Mavalane B em Outubro 2018, no âmbito de promover as artes dentro de zonas de residência suburbanas,

Desenvolver um novo modelo teatral em Moçambique que permita aos diversos grupos teatrais desenvolver suas actividades.

A ideia de criar este festival surge da necessidade de se desenvolver actividades teatrais numa cidade onde as salas de teatro são poucas e não acessíveis para a população do subúrbio. criar empatia teatral na comunidade criar intercâmbio entre os grupos teatrais (nacionais e estrangeiros).