A FORMAÇÃO DO SISTEMA LITERÁRIO EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE

com Vanessa Pinheiro

15 Mar 23h00
A FORMAÇÃO DO SISTEMA LITERÁRIO EM ANGOLA E MOÇAMBIQUE

O propósito deste diálogo é discutir a formação do sistema literário em Angola e Moçambique. Para tanto, abordaremos três aspectos: 1. Da necessidade de modelos, onde reflectiremos acerca da influência das relações intertextuais e sobre o papel da literatura brasileira; 
2. Da génese literária em Angola e Moçambique, onde teceremos considerações acerca do desenvolvimento do sistema; 
3. Dois países semelhantes, onde problematizaremos acerca das diferenças entre o desenvolvimento literário nos dois países africanos. 
BIOGRAFIA
Vanessa Riambau Pinheiro é doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem quatro livros publicados pela Editora da UFPB nas áreas de literatura brasileira, portuguesa e africana e participou de outros quatro também na área de literatura e crítica literária. Foi professora da Universidade da Costa Rica (UCR) pelo programa Leitorado, tendo ministrado aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira para hispano hablantes. Também foi Professora Adjunta da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) entre 2011 e 2012. Actualmente, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Literatura e Sociedade Contemporânea (GELISC), o Projecto de Pesquisa Literatura Pós-Revolução em Angola e Moçambique e o Projecto de Extensão Poesia fora da academia (Grupo AEDOS) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde actua como Professora Adjunta na graduação e na pós-graduação. Integra o CEsA (Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina) na Universidade de Lisboa, onde realiza uma pesquisa de pós-doutoramento sobre a formação do cânone literário em Moçambique, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Mafalda Leite. Recentemente, participou da colecção Uniafro, escrevendo um capítulo sobre literatura em Angola e Moçambique, numa colecção promovida em parceria com o Ministério da Cultura e que visa a divulgação da história e da cultura dos países africanos de língua oficial portuguesa no Brasil.